10 maiores clássicos da moda

by - 11.2.12




Ontem/sexta no GNT, foi exibido o documentário "Os Maiores Clássicos da Moda", que lista os itens mais marcantes na opinião de pessoas como a atriz Mena Suvari, o editor de moda Michael Nash, o estilista Christian Siriano e Mary Quant, a inventora da minissaia.

Veja a lista, e digam se concordam, ou se acrescentariam mais algum. Eu acrescentaria o scarpin Nude...
1

  • Jeans

    O jeans é a peça mais versátil da moda e evoluiu muito desde seu surgimento, em 1872. Inicialmente associado à classe trabalhadora, a criação de Levi Strauss começou a virar item fashion na década de 1950, muito usada por pessoas à margem da sociedade como motoqueiros, rebeldes e caubóis. Passados os anos, o jeans se consolidou como uma peça atemporal e, hoje, está presente em todas as classes da sociedade e nas passarelas de todas as semanas de moda.


  • 2
    Pretinho básico

    Sempre atual, o pretinho básico, se combinado com acessórios, deixa qualquer mulher com aparência arrasadora (no bom sentido). Sinônimo de elegância, a peça virou também símbolo do modernismo e foi associado à linha de montagem por Chanel, sendo reproduzido nos quatro cantos do planeta.


  • 3
    Óculos escuros

    Há muito os óculos escuros deixaram de servir apenas para proteger os olhos dos raios solares. O acessório é aliado do estilo e dá um arzinho de mistério a quem o usa. Bob Dylan, Mick Jagger, Jacqueline Kennedy, Audrey Hepburn e Tom Cruise (no filme “Top Gun”) foram alguns dos personagens que, ao longo da história, ajudaram os óculos escuros a ganharem status fashion.

    Como escolher os óculos de acordo com o formato do rosto
    Aprenda a escolher o modelo adequado para crianças
  • 4
    Camiseta branca

    Tão versátil quanto o jeans, a camiseta branca é coringa para qualquer ocasião – basta coordená-la de forma original com os outros componentes do look. Associada a estudantes universitários nos anos 50 e 60, com a imagem de Marlon Brando reforçando seu uso, a peça resiste ao tempo pelo conforto e pela propriedade “vai com tudo”.


  • 5
    Salto agulha

    Fetiche, poder e sensualidade são o que vem à mente quando pensamos em um belo par de salto alto. Com a capacidade de mudar a postura e até o jeito de andar de uma mulher, o salto agulha é dos itens mais femininos do vestuário e, certamente, o que mais enlouquece as moçoilas nas prateleiras das lojas.


  • 6
    Trench coat

    Você sabia que o trench coat foi criado para soldados da Primeira Guerra Mundial? Seus detalhes, como cintos e bolsos, inicialmente serviam para armazenar lanternas e granadas. Apesar de pegada utilitária e masculina, a peça pode ressaltar também o corpo feminino e, em pouco tempo, virou item queridinho do armário delas. Quem não se lembra da cena de Humphrey Bogart e Audrey Hepburn se beijando na chuva em “Bonequinha de Luxo”, ambos usando trench coat?


  • 7
    Sutiã

    Uma das grandes transgressões da moda dos anos 1980 foi colocar o sutiã à mostra no look, tendência encabeçada por Madonna. A peça sustenta e modela os seios, é capaz de mudar a silhueta da mulher e mexe com o imaginário masculino. Quem não curte um sutiã sexy?

  • 8
    Chapéu Fedora

    O nome “Fedora” começou a designar este modelo de chapéu na década de 80, por causa de uma peça de teatro com Sarah Bernhardt. Usado desde o século XX pelas mulheres, o acessório começou a ganhar as cabeças dos homens depois de 1910, e virou símbolo do trabalhador de classe média. 
  • 9
    Minissaia

    Emblema da emancipação feminina, a criação de Mary Quant foi recebida com risadas quando os primeiros jovens começaram a usá-la, na metade dos anos 60. Ao fim da década, todo mundo já havia adotado a peça. E, embora as saias de comprimento longo e midi estejam em alta, a minissaia nunca sai de moda. 
  • 10
    Batom vermelho

    “O batom vermelho é uma forma de dizermos o que queremos no fim da noite. Temos tanto sangue no corpo que devemos mostra-lo nos lábios”, diz Kate Lanphear, diretora de estilo da revista Elle, no documentário. Quem duvida do poder de um bocão vermelho?










Documentário que super indico para os amantes da moda.

Posts relacionados

0 comentários

Obrigada pela visita!!!