Brasília recebe exposição de Issey Miyake

Curadora da Exposição Cristina Franco

Cortes modernos e cores vibrantes, muito práticos e versáteis, fáceis de levar em viagens. As características marcantes das peças criadas pelo estilista japonês Issey Miyake podem ser vistas de perto em homenagem que um grupo de colecionadoras brasilienses apresenta, de 2 a 21 de abril, em exposição no Brasília Shopping. O evento, idealizado pela publicitária Cláudia Pereira, reúne peças de acervos pessoais. A mostra abre a programação do projeto Conexão Brasília, repleto de dicas sobre tendências do estilo e design.


Organizadora da exposição Claudia Pereira

A estrutura, construída especialmente para o evento, reúne 50 composições da coleção Pleats Please, uma das mais famosas do estilista, lançada originalmente em 1993. A linha é conhecida pelo trabalho com texturas plissadas e peças confeccionadas a partir de um único corte de tecido, utilizando cores quentes e marcantes.

“A exposição surge da necessidade de reverenciar um estilista tão representativo e especial para a história da vestimenta, que é o caso de Issey Miyake. Nenhum designer é tão próximo da estética moderna brasiliense como ele, que combina com Brasília, Oscar Niemeyer e o Brasília Shopping”, define Cláudia.

Curadora da mostra, a jornalista e ex-consultora de moda da Rede Globo, Cristina Franco, acredita que o evento é uma oportunidade de homenagear o artista. “O que me motiva a fazer esse trabalho é poder mostrar para as pessoas que ainda não tiveram oportunidade de ter contato com alguém tão especial e, de alguma forma, saber que ainda existe gente assim”.
Outra admiradora e participante da mostra, a artista plástica Beth Bettiol defende a versatilidade das peças como diferencial do estilista. “As roupas estão sempre atuais e chamam muita atenção. Além disso, são diferenciadas e têm a vantagem de não amassar, não ocupar espaço, são práticas e muito versáteis”

Maíra Garcia, Beth Bettiol, Sheila Gonçalves, Geraldo Melo, Cláudia e Wilma Pereira, Cristina Franco e Maír

 “É a roupa mais inteligente que já vi para mulher, porque não marca suas formas, é fácil de levar em viagem, não amarrota e seca imediatamente. É a melhor opção para a executiva atual”, reforça a empresária Wilma Pereira. “Um Miyake você amarra, veste ou reveste conforme o seu humor, deixando cada mulher definir a sua maneira e seu jeito de estar sempre diferente a todo momento”, completa Sheila Gonçalves, que durante muitos anos foi a representante exclusiva da marca para a América Latina.
A história de Issey Miyake
Issey Miyake nasceu em Hiroshima, no Japão, em 22 de abril de 1938. É testemunha e sobrevivente da bomba atômica que destruiu sua cidade em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Estudou design gráfico na Tama Art University de Tóquio e se formou em 1964. Recebeu convite para estudar na França, onde conquistou o diploma da Chambre Syndicale de La Haute Couture de Paris, em 1966. No ano de 1970, depois de uma temporada em Nova York, criou sua marca própria na cidade de Tóquio, mantendo sempre o estilo moderno e minimalista, característicos de sua trajetória. Atualmente, Miyake mantém seus assistentes a frente da marca e dedica-se a pesquisa de tecidos e fragrâncias cujos frascos são especialmente desenvolvidos pelo estilista. Algumas das datas mais marcantes na vida do estilista, até a criação da coleção Pleats Please:
 1970: Criação em Tokio da Maison Issey Miyake Design Studio
1973: Apresentação de uma primeira coleção em Paris
1974: Abertura de uma primeira loja Issey Miyake em Tokio
1982: Se muda para Nova York
1983: Abertura de loja em Londres
1988: Apresentação de criações "plissadas" que tonam o criador uma figura célebre
1993: Lançamento da linha Pleats Please
Conexão Brasília
A exposição em homenagem a Issey Miyake faz parte do projeto Conexão Brasília, com programação entre os dias 2 a 5 de abril, no Brasília Shopping. O evento conta com a participação de grandes nomes da moda brasileira, em debates sobre tendências, e também com a apresentação de desfiles que marcaram a presença das grifes Osklen, Colcci e Cori, entre outros, no São Paulo Fashion Week.

SERVIÇO:

Exposição em homenagem a Issey Miyake
De 2 a 21 de abril de 2013
Horário de funcionamento: de 10h às 22h
1º piso do Brasília Shopping
Informações: (61) 2109-2122




Fotos: Michael Melo/Telmo Ximenes

Posts relacionados

0 comentários

Obrigada pela visita!!!