Festival Celebrar Brasília 2013


Música, artes visuais, performances aéreas e consciência ambiental.
  
O festival, que já faz parte do calendário da cidade, chega à sua 6ª edição e acontece nos dias 07 e 08 de setembro, na área externa do Museu Nacional de Brasília. Reforçando sua mais forte marca, O Festival Celebrar Brasília une a preservação do Cerrado com música de qualidade, apresentações performáticas aéreas e projeções monumentais sobre a cúpula do museu, com entrada franca.

Este ano, o festival conta com patrocínio da Petrobrás, Eletrobrás, Furnas, Ministério de Minas e Energia e Governo Federal.
O evento é realizado pelo Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização – IPAM e, ao longo de sua trajetória, marcou o cenário artístico da cidade trazendo atrações internacionais, lançando novos nomes na música brasileira, dando oportunidade a novos artistas locais e promovendo as artes visuais e as performances aéreas.
O Festival Celebrar Brasília chega em 2013 para homenagear Brasília e o arquiteto Oscar Niemeyer, na semana do Dia Nacional do Cerrado. Além de recuperar nascentes do respectivo bioma, que são de extrema importância para o abastecimento das principais bacias hidrográficas do país e do continente.
As atrações
Como principais atrações, o Festival Celebrar Brasília 2013 traz, pela primeira vez à cidade, o coletivo musical francêsNouvelle Vague. O grupo é pioneiro na impensável, mas perfeita mescla de Bossa Nova com New Wave e até rock pós punk. Os franceses se unem a Marcos Valle, um dos nomes mais importantes da Bossa Nova e da MPB que junto com a cantora norte americana Stacey Kent lançam o disco 'Summer samba/Samba de verão', tudo numa noite de muita bossa e homenagem à Oscar Niemeyer feita por artistas da cidade que projetarão seus trabalhos sobre a cúpula do museu.
Os britânicos Mira Aroyo e Daniel Hunt da banda Ladytron apresentarão suas músicas favoritas e vão por todo mundo pra dançar na noite de sábado. Na mesma noite se apresenta o mestre dos mash ups, FAROFF, que produz música dançante a partir de "encontros" tão inusitados como Dilma Rouseff com a banda hardcore System of a Down, ou Daft Punk com Bob Marley, ou ainda os coreano PSY com a turma do filme Ghostbusters.
Algumas gratas surpresas da cena musical brasileira não poderiam faltar ao evento. O coletivo paulista O Teatro Mágico, que une que reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e até do cancioneiro popular, estará presente juntamente com a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, que faz música brasileira com ritmos como o reggae e ska, os brasiliensesDj A e Funkeando e o grupo DeltaFoxx. Além das companhias “Cia Nós No Bambu”, “Noah Dança Aerea”, “O Anjo Louco Cia de Vôos” e “Coletivo Instrumento de Ver”, que irão apresentar números aéreos inéditos, voando sobre o público.
Em edições anteriores, o Festival Celebrar Brasília trouxe os principais Vjs do planeta, como os britânicos do Inside-Us-All e Addictive TV, e o norte americano Roonie G. Este ano o evento não ficaria completo sem a participação de vários Vjs brasileiros, entre eles o Vj Gabiru, que farão, juntamente com artistas e poetas da cidade, como Paulino Aversa eNicholas Von Behr, uma bela homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, com projeções da JM Projeções e intervenções artísticas sobre sua obra.

Campanha de conscientização ambiental
Como em anos anteriores, o Celebrar está fortemente engajado na recuperação de nascentes degradadas do Cerrado no Distrito Federal. O Cerrado é um bioma de altíssima importância pela sua fauna e flora, bem como pelas suas nascentes que fornecem águas para as principais bacias hidrográficas não só do país, como de todo o continente sul-americano. O evento coletará lixo eletrônico que a população poderá descartar em eco-pontos autorizados.
O Festival Celebrar Brasília contará com uma área reservada e limitada para pessoas que levarem seus lixos eletrônicos nos eco-pontos autorizados e trocarem por um ingresso que dá acesso à área. Todo o lixo eletrônico coletado será reciclado pelos parceiros da empresa “Zero Impacto”. O lucro arrecadado será transformado em mudas nativas produzidas por viveiros da cidade que serão posteriormente plantadas em áreas degradadas próximas à nascentes.

Programação
Sábado, 07 de setembro:
18h30 - Djs 
20h30 - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana 
21h30 - O Teatro Mágico 
23h30 - FAROFF 
01h00 - Ladytron Dj Set 
03h00 - DeltaFoxx

Performances aéreas com Noah, Coletivo Instrumento de Ver, O Anjo Louco Cia de Vôos e Cia Nós no Bambu

Domingo, 08 de setembro:

18h30 - Space Night Love Dance Laser
20h00 - Marcos Valle 
21h30 - Nouvelle Vague 
23h00 - Dj A e Funkeando

Performances aéreas com Noah, Coletivo Instrumento de Ver, O Anjo Louco Cia de Vôos e Cia Nós no Bambu
Homenagem a Oscar Niemeyer com obras de Paulino Aversa, Nicholas Von Behr, Vj Gabiru

Serviço:
O que: Celebrar Brasília 2013
Onde: Museu Nacional de Brasília - Setor Cultural Sul, lote 2.
Quando: Dias 07 e 08 de setembro, à partir das 18h30.
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Eco Pontos de coleta: Posto Jarjour (306 Norte) e Frederic Chopin Bar (406 Sul)
Informações: www.celebrarbrasilia.com.br e Tel: (61) 3364-0000

Posts relacionados

0 comentários

Obrigada pela visita!!!