Circo Teatro Artetude completa 15 anos

by - 13.7.16



Som, luz, uma tela de cinema e uma pequena rádio ambulante. A bordo da "Lindinha", o ônibus super equipado,  eles percorrem milhares de quilômetros, chegam a lugares remotos do Brasil muitas vezes nem localizados no mapa. De longe, até parecem uma miragem no cenário de impossibilidades culturais. 



Assim, dando várias voltas pelos quatro cantos do país, o Circo Teatro Artetude, fundado pelos irmãos Ankomárcio e Ruiberdan Saúde, completa 15 anos de estrada. No combustível, a vontade de transformar o mundo.  Plantar uma semente em cada plateia,  com brincadeiras, irreverência e convite à reflexão. A cada partida, deixam para trás risos e a possibilidade de um novo olhar sobre si, o outro e o mundo.

Afinados com a tradição mambembe mas sempre atentos às novas tecnologias, a trupe é reconhecida como "mambembe contemporânea" por seguirem a tradição de itinerância aliada à inovação de linguagens.  "Temos que descobrir sempre novos caminhos  para poder se comunicar com essa nova geração que já nasce e se desenvolve conectado a celulares e computadores", explica Ankomárcio Saúde, o palhaço Chaubraubrau.

E esse será o tom da Festa 15 anos do Circo Artetude que a trupe organiza para comemorar o aniversário da parceria, dia 17 de julho, às 17h, na Torre de TV. Unindo as pontas, eles  aliam a essência do circo com a tecnologia de imagens e gravam DVD da maneira que mais gostam: fazendo arte na rua.  "O DVD trará uma radiografia da arte e da convivência de dois irmãos-palhaços nesses anos de trajetória. Um resumo de quem são os Irmãos Saúde, o Circo Teatro Artetude", conta Ankomárcio.

Entre os convidados para essa celebração circense, o músico e produtor Cacai Nunes com seu Forró de Vitrola, e o grupo Pé de Cerrado, com o qual o Artetude desenvolve trabalhos há mais de dez anos. "São pessoas que têm uma identificação com a nossa arte. São nossos amigos, irmãos e palhaços", explica Ankomárcio.

Na programação, dois espetáculos que marcaram a carreira da dupla: "O Grande Circo dos Irmãos Saúde" e "Brincadeiras de Circo". Neles, os palhaços utilizam diferentes técnicas e chamam atenção, de forma lúdica, para temas que norteiam as escolhas cotidianas: sexo, fé, autoridade, consumo, preconceito e educação. "O palhaço sempre vai dizer nas entrelinhas um pouco daquilo que pensa e sente. Nem sempre ele estará certo, mas seguramente será verdadeiro. Talvez seja isso que aproxime tanto esse personagem do público. É a humanidade que carrega", diz Ankomárcio.

"Em nossas apresentações país afora, discutimos como nossas escolhas influenciam diretamente nossa vida. Não pretendemos mostrar as respostas prontas, mas construí-las coletivamente”, complementa Ruiberdan Saúde, o palhaço Raquaquá. Uma das marcas do Circo Teatro Artetude. Fazer pensar, refletir, mas de forma leve, entre risos e olhares espantados.  "Provocar para que se transformem em seres humanos melhores. Lembrar que existem vários caminhos. Que a droga, a violência, o preconceito e outros males da sociedade atual estão aí mas que podemos escolher construir algo melhor pra nós mesmos, pra comunidade onde vivemos”, completa.

A Festa de 15 Anos do Circo Teatro Artetude faz parte do projeto Circolação, que conta com patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e do Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo.

Saiba mais
O Circo Teatro Artetude é uma trupe que estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. O grupo, com quinze anos de existência, conta com quatro espetáculos: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades). Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo(Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros. O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para um mundo novo e sustentável.

Programação
11h - Sessão especial para a garotada -  espetáculo "Brincadeiras de Circo"
17h - Forró de Vitrola
18h - Apresentação do espetáculo "O Grande Circo dos Irmãos Saúde" - gravação do DVD
19h30 - Pé de Cerrado
21h às 23h - Forró de Vitrola

Serviço
Festa de 15 anos dos Circo Teatro Artetude
Com Irmão Saúde, Pé de Cerrado e Forró de Vitrola
Local: Torre de TV
Horário: de 17h às 23h
Sessao infantil às 11h.
CI - Livre
Entrada franca

Posts relacionados

0 comentários

Obrigada pela visita!!!